quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Colares distribuidores de áreas

Quantas vezes, enquanto trabalhamos na nossa sala no momento de atividades livres, em que as crianças estão distribuídas pelas diferentes áreas, apercebemo-nos de alguma confusão? Até mesmo as crianças ficam um pouco desorientadas e acabam por não terem regra, deixando cair em vão os seus jogos simbólicos e não desfrutam totalmente nem conseguem o melhor desenvolvimento de competências.
Eu sentia, por vezes, um pouco essa dificuldade, até que um dia decidi realizar os colares, que funcionavam perfeitamente. As crianças são um máximo e respeitavam ao máximo as regras implícitas. Levam este método como um jogo. Adoravam ser chamadas para brincar, uma a uma, e decidiam em que área queriam brincar. Em seguida, colocavam o colar e sentavam-se na respectiva área à espera dos seus colegas. Começava a brincadeira quando eu desse ordem! Cada área tinha um numero restrito de colares. 
Adorei esta ideia, pois permitiu-me uma grande organização e a implementação de regras, que considerei bastantes importantes para gerir todo o grupo nos tempos livres.
Espero que gostem das dicas!
Muitos mimos ❤

Sem comentários:

Enviar um comentário